Sacromonte - Zona de grutas e flamenco
Sacromonte

Sacromonte

O Sacromonte é um bairro que transborda arte e que muitos consideram indispensável para conhecer a história de Granada. Suas incríveis grutas esculpidas nas pedras se converteram em sua principal marca. 

História

A origem do Sacromonte remonta ao início do século XVI, quando as populações judaica e mulçumana abandonaram Granada depois do decreto de expulsão assinado pelos Reis Católicos. A cidade ficou praticamente desabitada e o Albaicín perdeu grande parte de sua população.  

Para enfrentar esse grande êxodo, foi permitido o assentamento de ciganos vindos de todas as partes da Europa na zona do Albaicín, no bairro que hoje conhecemos como Sacromonte. Assim, o bairro se encheu de gente humilde, artistas e boêmios que começaram a construir casas nas pedras, originando as grutas do Sacromonte. 

A grutas do Sacromonte

As grutas são a principal marca do Sacromonte e um dos seus principais atrativos turísticos. Sua construção foi totalmente improvisada pelos ciganos que povoaram este bairro no século XVI. Hoje em dia, graças ao Museu Cuevas del Sacromonte é possível imaginar como eram essas casas séculos atrás.

Atualmente muitas das grutas do Sacromonte estão equipadas para acolher espetáculos de flamenco. Presenciar uma zambra ao vivo numa das grutas do Sacromonte é uma atividade indispensável em Granada. 

Como chegar

O bairro do Sacromonte encontra-se nos arredores do núcleo urbano de Granada. A melhor opção para visitá-lo é pegar um ônibus das linhas 31, 32 e 35 e descer pela Carrera del Darro desfrutando de uma vista panorâmica espetacular da Alhambra. Se você deseja aproveitar ao máximo sua visita ao bairro, também poderá visitar a incrível Abadia do Sacromonte.