Praça Bib-Rambla

A Praça de Bib-Rambla manteve sua popularidade entre os granadinos da etapa nasrida até nossos dias. Agora é um espaço transformado cheio de cafeterias, lojas e com um ambiente animado

A Praça Bib-Rambla é o principal ponto de encontro dos granadinos e turistas. Trata-se de um dos espaços mais históricos de Granada, já que sua origem remonta à época nasrida. Seu nome significa "Porta do Rio", justificado pela localização da praça: em sua origem, estava entre o Rio Darro e uma das portas de entrada à medina. Além disso, sua proximidade a pontos estratégicos, como a mesquita maior e a Alcaicería, a converteu em um dos espaços mais concorridos da Granada mulçumana. 

Depois da Conquista de Granada, as tropas cristãs transformaram a praça e começaram a celebrar atos públicos, como touradas, exibições equestres e até execuções. Além disso, quase todos os livros da biblioteca da Madraça foram queimados na Praça Bib-Rambla. 

Seu principal uso no século XVIII foi como mercado. Chegou a abrigar mais de 50 postos de venda, um hospital e uma igreja. 

O que fazer na Praça Bib-Rambla

Na atualidade, Bib-Rambla é uma praça cheia de cafeterias e bares onde você pode fazer uma refeição ou tomar um aperitivo. Além disso, muitas ruas comerciais desembocam em Bib-Rambla, por isso esta zona é bastante recomendada para fazer compras em Granada

A Fonte dos Gigantes se destaca no centro da praça e é um dos principais atrativos de Bib-Rambla.

Horário

Atrás da Alcaicería e da Catedral.

Transporte

Ônibus: linha 11.