Museu Arqueológico e Etnológico de Granada

Museu Arqueológico e Etnológico de Granada

Descubra as marcas que iberos, fenícios, romanos e árabes deixaram em Granada através de capitéis, bustos e objetos da vida cotidiana. Um museu para passear pela história de Granada

Na Carrera del Darro se encontra a Casa de Castril, um bonito edifício renascentista do século XVI que abriga desde 1923 o Museu Arqueológico e Etnológico de Granada. Esta antiga casa senhorial é constituída por dois andares e um bonito pátio de estilo mourisco ao redor do qual se situam as salas do museu. Além disso, a Casa Castril apresenta uma das melhores fachadas renascentistas da cidade. 

A coleção

  • Sala I: a primeira sala do museu está dedicada à Pré-História. Aqui estão expostas ferramentas de pedra talhada que eram utilizadas para a coleta e a caça, sandálias de esparto, uma diadema de ouro e inclusive um dente molar de um hominídeo. 
  • Sala II: abriga objetos dos colonizadores procedentes do Mediterrâneo oriental: fenícios e cartaginenses. A sala expõe esculturas de animais feitas pelos íberos, cerâmicas policromadas e tecidos de ouro. 
  • Sala III: a terceira sala do museu se centra na presença de romanos e árabes em Granada. Entre os objetos recuperados destes períodos se destacam uma escultura de Vênus, um busto de Gamínedes, uma coleção de capiteles da época de Al-Andaluz e o estrolábio de Ibn Zawal.

Interesante, mas escasso

O Museu Arqueológico de Granada reúne obras de vários períodos e faz referência a várias civilizações. Ainda que uma visita possa ser muito interessante para os amantes da História, consideramos que o número de peças que o Museu Arqueológico de Granada expõe é muito escasso. Se você tiver tempo de sobra em Granada, seria interessante visitá-lo para que tire suas próprias conclusões.

Horário

De 1º de julho a 31 de agosto
Segundas-feiras: fechado. 
De terça a domingo e feriados: das 09:00 às 15:00 horas.

De 1º de setembro a 30 de junho
Segundas-feiras: fechado.
De terça a sábado, das 09:00 às 21:00 horas.
Domingos e feriados, das 09:00 às 15:00 horas.

Aberto todos os feriados.

Fechado nos dias 1º e 6 de janeiro, 1º de maio e 24, 25 e 31 de dezembro.

Preço

Cidadãos da União Europeia: entrada gratuita.
Cidadãos de outros países: 1,50€

Transporte

 Ônibus: linhas C1 e C2.