Museu São João de Deus

Museu São João de Deus

São João de Deus foi um dos personagens mais queridos de Granada graças a seu trabalho de caridade com os doentes da cidade. Passou seus últimos dias em uma mansão que hoje expõe seus objetos pessoais, pinturas em sua homenagem e o cômodo onde morreu

A Casa dos Pisa

Depois da conquista da cidade pelos Reis Católicos, a família Pisa mandou construir um elegante palácio senhorial próximo ao que hoje conhecemos como Praça Nueva. Esta família de mercadores gozou de grande influência na Granada do século XVI e seus membros chegaram a ocupar cargos públicos e a fazer parte da Chancelaria Real.  

No entanto, a família Pisa entrou para a história de Granada por acolher São João de Deus durante sua convalescência. O "santro dos doentes" passou seus últimos dias nas dependências dessa casa que abriga vários cômodos ricamente decorados, um pátio interior de estilo mourisco e uma pequena capela

Um museu cheio de história

A riqueza artística e patrimonial do Museu São João de Deus é palpável em suas 12 salas. Durante o percurso, é possível contemplar pinturas, gravuras, peças de marfim, móveis e porcelanas do século XVI. Muitos desses objetos foram doados por instituições religiosas. 

Entre os pintores e escultures que deixaram sua marca na Casa dos Pisa, destacam-se Pedro de Raxis, Pablo de Rojas, Diego de Mora, Alonso Cano e Juan de Sevilla. Além disso, o museu exibe azulejos árabes do século XIV, pinturas flamencas, objetos da África e América e documentação relativa aos hospitais da Ordem de São João de Deus. 

A parte mais importante do museu é o cômodo onde morreu São João de Deus, segurando uma cruz por mais de oito horas. Durante a visita são mostrados também os objetos pessoais do santo, como seu bastão, bolsa de esmolas e crucifixo. 

Caso lhe interesse a vida deste santo, também recomendamos que você visite a Basílica de São João de Deus, onde descansam seus restos mortais. 

Horário

Todo o ano: de segunda a sábado: das 10:00 às 14:00 horas.
Março e abril: de segunda a sábado: das 10:00 às 14:00 horas e das 17:00 às 19:30 horas.

Preço

Visita guiada (45 minutos): 3€

Transporte

Ônibus: linhas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 23 e 33.