Onde comer em Granada

Onde comer em Granada

Feijão verde com jamón serrano, tortilla do Sacromonte, salada zalamandroña: descubra todos os pratos típicos de Granada e deleite seu paladar com a fusão de sabores da cozinha árabe-andaluza

Granada é uma cidade marcada pela influência árabe, palpável em sua arquitetura, artesanato e também em sua gastronomia. A cozinha granadina se caracteriza pelo uso de especiarias, a predominância das verduras e o uso do azeite de oliva. 

Sua gastronomia é bastante similar à de Almeria e Málaga. Além disso, em Granada você sempre pode acompanhar suas refeições com uma cerveja típica da cidade: “a Alhambra”.

Pratos típicos

  • Feijão verde com presunto:  Chamado localmente de habas con jamón, talvez este seja um dos pratos mais típicos de Granada, feito de feijão verde com pedacinhos de jamón serrano (um presunto tipicamente espanhol). É servido acompanhado por um refogado espanhol em praticamente todos os restaurantes típicos de Granada. 
  • Tortilla do Sacromonte: Esta tortilla própria de Granada, mais precisamente do bairro que lhe dá nome, é feita de cérebro de carneiro, chouriço, nozes e farelo de pão. Trata-se de um prato exclusivo da cozinha granadina, por isso você não pode ir embora sem prová-lo. 
  • Remojón granadino: A influência árabe de Granada se reflete à perfeição neste prato elaborado a base de laranja, bacalhau, azeitonas, ovo cozido, cebola e tomate.  
  • Salada zalamandroña: Esta salada fria é uma opção excelente para refrescar-se caso você visite Granada no verão. É preparada com pimentão assado, abobrinha, bacalhau, tomate seco, azeitonas e azeite de oliva. 
  • Berinjela com mel:  Este prato também é próprio da cozinha de Córdoba. É feito com tiras de berinjela fritas em azeite de oliva e servidas com mel de cana.
  • Bolinhos pionono: O bolinho pionono é o principal doce típico de Granada. É elaborado em Santa Fe, uma localidade granadina, e é feito de bolo com recheio doce e coberto de creme na parte de cima. 
  • Soplillos alpujarreños: Ainda que estes doces que se parecem a suspiros sejam típicos da Alpujarra Granadina, você os encontrará sem nenhum problema em toda Granada. Têm origem árabe e se preparam com ovos, açúcar, amêndoas e limão. Uma delícia!

Melhores zonas para comer

Granada está cheia de restaurantes e bares onde você pode comer, por isso não encontrará problema na hora de encontrar um bom estabelecimento para suas refeições e aperitivos. No centro histórico as melhores zonas para comer são: Plaza de María Pineda, Plaza Nueva e Carrera del Darro. Se você não estiver com o orçamento limitado, o Paseo de los Tristes também concentra vários restaurantes onde você poderá comer os pratos típicos de Granada. 

A rua Elvira é bastante animada à noite e abriga numerosos bares e restaurantes para jantar. Se você está procurando bares para tomar café da manhã ou merendar chocolate com churros, as melhores cafeterias se concentram na Praça Bib-Rambla

Comendo tapas em Granada

Nos últimos anos as tapas gratuitas (aperitivos servidos com bebidas) de Granada se popularizam. Esta tradição é bastante comum no resto da Andaluzia e uma boa forma de almoçar ou jantar grátis ao sair para beber

A zona típica das tapas em Granada é Realejo. Neste bairro você encontrará muitos bares e pequenos estabelecimentos onde as porções servidas são generosas. Desta forma, basta pagar pela bebida para sair bem alimentado pelas tapas

Se você desejar comer boas tapas no centro histórico da cidade, a rua Navas é a melhor opção. Ao longo desta rua você encontrará vários bares com área externa ao ar livre e tapas de boa qualidade. Se estiver tentando economizar ao máximo, pode ir à rua Gonzalo Gallas e comer tapas nesta zona de ambiente estudantil. Em qualquer caso, você não pode ir embora de Granada sem experimentar suas tapas!