Casa Museu Manuel de Falla

Casa Museu Manuel de Falla

Manuel de Falla passou parte da sua etapa mais criativa como compositor num carmen granadino. Objetos pessoais do artista, seu piano e mobília original se expõem hoje na Casa Museu onde residiu um dos músicos mais importantes da primeira metade do século XX.

Quem foi Manuel de Falla?

O célebre compositor Manuel de Falla foi uma grande referência no panorama musical da primeira metade do século XX. Esse artista de Cádiz se formou e deu seus primeiros passos como artista em Madrid, para viajar depois a Paris, Suíça e Itália. Ganhou fama como compositor graças às suas óperas, zarzuelas (composição dramática e musical típica da Espanha) e inúmeras peças para o piano. 

Cabe destacar o interesse de Manuel de Falla pelo flamenco e o canto jondo, uma paixão que o fez mudar-se a Granada para desenvolver na cidade da Alhambra seu potencial criativo. Aí ele conheceu a um de seus grande amigos e admiradores: Federico García Lorca

Durante sua etapa mais ativa, se relacionou com outros músicos da época, como Joaquín Turina, Amadeo Vives, Carlos Fernández Shaw e Claude Debussy, entre outros. Depois da Guerra Civil Espanhola, Manuel de Falla se exilou na Argentina, onde faleceu. 

Manuel de Falla em Granada

Movido pelos conselhos de outros músicos contemporâneos, Manuel de Falla se mudou a um carmen de Granada em 1922, onde passou quase 20 anos. Essa casa típica granadina hoje expõe objetos da vida pessoal do autor, móveis originais e inclusive o piano com o qual ele compôs boa parte de sua obra. 

A Casa Museu Manuel de Falla mostra como era o dia a dia do célebre músico de Cádiz. Durante a visita você poderá ver seu escritório, sua cama e os presentes que recebeu de artistas da importância de Picasso e Miguel de Unamuno.

Horário

Segunda-feira: fechado. 
De outubro a maio:
De terça a sábado: das 10:00 às 17:00 horas.
Domingos e feriados: das 10:00 às 15:00 horas.
Junho e setembro:
De terça a domingo: das 9:00 às 14:30 horas.
Julho e agosto:
De quarta a domingo: das 9:00 às 14:30 horas.

Preço

Entrada geral: 3€.
Estudantes e aposentados: 1€.

Transporte

 Ônibus: linhas C30, C32 e C35.