Compras em Granada

Compras em Granada

O legado árabe segue latente no artesanato e nos produtos típicos de Granada, como as peças com ornamentação em madeira (taracea) ou a cerâmica de zafalauja (com decoração típica da região). Conheça as principais ruas comerciais de Granada. 

Granada é um paraíso para os amantes dos produtos de decoração com motivos árabes. Nas zonas como a Alcaicería ou bairros como o Albaicín você encontrará abajures, jogos de chá, lenços, bolsas de couro e outros souvenirs típicos de Granada. 

O que comprar

  • Cerâmica de zafalauja: Em praticamente todas as lojas de artesanato da cidade você encontrará pratos, tigelas e vasilhas decoradas com motivos geométricos de tons verdes e azuis. Trata-se do produto mais icônico de Granada e um dos maiores reflexos da influência nasrida em seu artesanato. 
  • Intársia (taracea): Esta antiga técnica oriental consiste em decorar móveis, cofres e outras peças de madeira com pequenos fragmentos de marfim, nácar ou prata, formando um mosaico. É um processo muito delicado no qual todas as peças são cortadas manualmente para que se encaixem na peça final. 
  • Leques: Assim como no resto da Andaluzia, os leques são um objeto indispensável em todas as lojas de souvenirs de Granada. A variedade é infinita e você pode encontrar leques fabricados com distintos tipos de madeira e com desenhos bastante originais. 
  • Xales e mantilha: O artesanato têxtil sempre teve grande importância em Granada e o reflexo disso são os xales e as mantilhas que você encontrará nos postos de venda de rua do Albaicín e no centro da cidade. São peças bordadas a mão. 
  • Bolinhos pionono: No âmbito gastronômico o produto mais típico de Granada são os bolinhos doces chamados "piononos de Santa Fe". Estes doces em forma de bolinhos foram criados em homenagem ao Papa Pio IX e são feitos de bolo com recheio doce e cobertos de creme na parte de cima. Uma delícia!
  • Artigos de jarapa:  Se você visitar os povoados da Alpujarra Granadina, não pode ir embora sem comprar um artigo feito de jarapa. São colchas ou tapetes feitos de tecidos reciclados e coloridos que representam claramente a influência árabe na cidade, além de ser uma bonita recordação de Granada. 
  • Luminárias granadinas: As luminárias de Granada são feitas de várias camadas de vidro que iluminam o Albaicín. Nas lojas de souvenirs você encontrará réplicas feitas a mão por artesãos locais. 
  • Objetos de prata: Ainda que não seja algo comum, se você procura um souvenir pequeno para levar como recordação de Granada também encontrará correntes e brincos com a forma da romã ("granada", em espanhol) e pequenas imagens da Alhambra feitas de prata. 
  • Azeite de oliva: Outro produto da gastronomia local que você não pode deixar de comprar é o azeite de oliva de Granada, um dos mais cobiçados na Espanha graças à tradição do cultivo de azeitonas da região. 
  • Guitarra flamenca: Granada é um paraíso para os amantes da música e do flamenco. Na Cuesta de Gomérez, na entrada da Alhambra, há numerosas lojas especializadas em guitarras flamencas, um clássico entre os souvenirs de Granada. 
  • Especiarias: Na Carrera del Darro e em algumas lojas próximas à Catedral, há várias herbários de estilo marroquino com uma grande variedade de plantas medicinais, flores aromáticas e especiarias para cozinhar. 

Ruas e zonas de compras em Granada

  • Albaicín: Sem dúvida, o melhor lugar para comprar produtos típicos de Granada é o bairro do Albaicín. Aqui você encontrará várias lojas com produtos artesanais, cerâmica de zafalauja e luminárias granadinas. 
  • Alcaicería: Esta zona localizada muito perto da Catedral é conhecida como o souk (mercado árabe tradicional) de Granada, já que mantém a essência árabe do antigo mercado nasrida de seda que foi destruído num incêndio. Passeando pela Alcaicería, você se sentirá como se estivesse viajando pelo Marrocos, não apenas pelos produtos que encontrará aí, mas também pelos próprios vendedores. 
  • Carrera del Darro: Passeando pelas margens do Darro, você encontrará lojas de souvenirs como ímãs, leques, produtos de couro e outros presentes típicos de Granada.
  • Calderería: Nesta zona dividida em Calderería Velha e Calderería Nova, você encontrará lojas de cosméticos naturais, objetos de prata, teterías (casas de chá) e roupas de estilo mais hippie
  • Rua Reyes Católicos: É a principal rua comercial de Granada. Historicamente, é a casa dos principais comércios e lojas da cidade. Hoje em dia mantém sua essência comercial com lojas de roupas e acessórios, assim como cafeterias. 
  • Rua Mesones: Esta rua do centro de Granada e muito próxima ao Realejo é uma avenida cheia de lojas de roupas, pequenas boutiques e lojas de grifes
  • Gran Vía de Colón: É a artéria de Granada e a zona onde você encontrará todos os tipos de serviços, como bancos, farmácias, óticas e, certamente, lojas de roupas e acessórios. É uma boa zona para fazer compras em Granada, já que inevitavelmente você passará por aí em algum momento de sua viagem. 

Centros comerciais

  • Nevada Shopping: É o maior centro comercial de Granada e da Andaluzia. Conta com mais de 200 marcas de roupa, hotelaria e acessórios. Encontra-se na periferia da cidade, a mais ou menos 15 minutos de carro, e tem estacionamento, supermercado, zona infantil e outros serviços. 
  • Neptuno: É o centro comercial mais antigo de Granada e encontra-se em pleno centro, muito perto do Parque das Ciências. Com a crise econômica que ocorreu na Espanha há poucos anos, muitos comércios foram fechados, mas foram mantidos os cinemas e lojas de estética, joalherias e sapatarias. 
  • Serrallo Plaza: Também se encontra um pouco distante do centro de Granada. Este centro comercial oferece lojas de moda e acessórios, restaurantes, sala de jogos, cinemas e supermercado. 
  • Kinépolis: O centro comercial mais distante de Granada é o Kinépolis, uma opção bastante cômoda se você possui carro próprio e precisa de produtos de grandes lojas especializadas. Esse centro comercial funciona mais como um polígono industrial e centro de lazer. 

Recuperar o imposto do IVA

Os turistas residentes fora da União Europeia têm a possibilidade de recuperar o imposto IVA de determinados produtos comprados em Granada. Esse método, conhecido como TAX FREE, pode ser aplicado a compras de qualquer valor.

Fácil, rápido e confortável, sem filas longas no aeroporto, o aplicativo B.free! permite fazer tudo do celular: guardar as notas fiscais, carimbar o TAX FREE e recuperar o dinheiro. Clicando no seguinte link, você poderá se cadastrar no app e aproveitar um desconto de 5% adicional na rede de lojas da B.free!