A Alpujarra Granadina - Um vale aos pés da Sierra Nevada
A Alpujarra Granadina

A Alpujarra Granadina

A Alpujarra Granadina é um vale ao sul da Sierra Nevada, famoso por seus pequenos povoados com casas pintadas de branco e por seu artesanato típico: itens feitos de jarapa. Descubra tudo o que você precisa saber para apaixonar-se por esta comarca. 

Um dos paraísos naturais de Granada é sem dúvida a Alpujarra. Eswa zona que mantém intacta sua estrutura berbere é um reflexo da história de Granada e do passado árabe da cidade. A comarca se estende até a província de Almeria. 

O principal atrativo da Alpujarra Granadina é sua paisagem repleta de povoados salpicados por casas pintadas de branco de origem mourisca que surgem escalonadas ao longo do vale. Destacam-se a paisagem íngreme desta zona e suas ruas de pedra da época da dominação árabe. 

História

Durante o reinado de Felipe II foi promulgada a Pragmática Sanção de 1567, uma lei que suprimia a liberdade religiosa e cultural dos mouriscos de Granada. A maioria destes espanhóis mulçumanos convertidos ao cristianismo que residiam na Alpujarra se opôs ao decreto. Eles protagonizaram a chamada Rebelião das Alpujarras (1568-1571).

Como resultado dos protestos, muitos mouriscos foram executados, expulsos ou vendidos como escravos. A Alpujarra Granadina ficou praticamente desabitada. 

Na atualidade, a Alpujarra é famosa em toda a província por seu artesanato. Os produtos mais típicos são os itens feitos de jarapa (tecido grosso e colorido típico da Andaluzia usado para confeccionar vários artigos). Além disso, em muitos povoados da Alpujarra se confecciona cerâmica de estilo nasrida

Os povoados mais bonitos da Alpujarra

Se você não contar com muito tempo e desejar visitar os povoados mais bonitos da Alpujarra, não pode deixar de conhecer: Lanjarón, famoso por suas águas medicinais; Órgiva, reflexo dos costumes mouriscos; Pampaneira, que propicia uma vista espetacular do vale; e Capileira

Como chegar saindo de Granada

  • Carro: o trajeto de carro dura mais ou menos duas horas e você pode fazer paradas no caminho em diferentes povoados. 
  • Táxi: não é uma opção muito recomendável, já que se trata de um trajeto bastante caro.  
  • Excursão contratada: é certamente a opção mais cômoda. Com uma excursão à Alpujarra Granadina você conhecerá os povoados mais importantes da zona e mergulhará na história desta comarca.